A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 264 mil
contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com
o Fisco saberão se vão receber restituição. Nesse horário, a Receita
Federal libera a consulta ao lote da malha fina de outubro, com a
inclusão de cerca de 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com
direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de
anos anteriores.
Ao todo, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões. Ao menos 53%
do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no
reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Da lista de prioridades, a maior parte, 126.824 contribuintes,
informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na
declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida.
Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no
recebimento.
Em segundo na lista de prioridades, há 14.661 contribuintes cuja
maior fonte de renda seja o magistério. Em terceiro, vêm 11.360
contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em seguida estão 46.689
contribuintes entre 60 e 79 anos de idade. O restante dos contribuintes
prioritários são 6.416 contribuintes idosos acima de 80 anos de idade e
5.219 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia
grave.
A lista é concluída com 53.433 contribuintes que não informaram a
chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades
legais.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet.
Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no
botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no
aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 31 de outubro, na conta ou na chave Pix do
tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o
contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)
e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode
enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha
fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta
informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores
ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse
caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em
seu nome, por meio do Portal BB
ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones
4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088
(telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1
ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o
cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em
“Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição
não resgatada na rede bancária".
Fonte: Agência Brasil