Cerca
de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto
de Renda Pessoa recebem nesta segunda-feira (31) o terceiro dos cinco
lotes de restituição de 2023. O lote também contempla restituições
residuais de anos anteriores.
Ao todo, a Receita Federal desembolsou R$
7,5 bilhões a 5.632.036 contribuintes. Do valor total, informou o Fisco,
R$ 5.585.384.236,58 referem-se a contribuintes com prioridade no
reembolso.
A maior parte - 3.879.049 contribuintes -
informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na
declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida.
Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá
prioridade no recebimento.
Prioridade legal
O restante dos contribuintes tem prioridade
legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos;
9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença
grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o
magistério.
Liberada no último dia 24, a consulta pode ser feita na
página da Receita Federal na internet.
Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto
de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é
possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e
smartphones.
Pagamento
O pagamento está sendo feito na conta ou na
chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o
contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no
Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)
e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode
enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha
fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for
depositada na conta informada na declaração - como no caso de conta
desativada - os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano
no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do
Portal BB
ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones
4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088
(telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de
sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal
e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e
Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo
"Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Fonte: Agência Brasil