Convenções definem candidaturas até 2ª feira
29/06/08 às 11:57 h


 
 


Os partidos políticos que pretendem lançar concorrentes a prefeito e a vereador nas eleições de 5 de outubro, e que ainda não realizaram as suas convenções, têm até a próxima segunda-feira para fazê-las. As normas para a escolha dos candidatos são as previstas no estatuto de cada partido.

O partido só pode pedir o registro de candidato escolhido em convenção. Os registros dos nomes homologados pelos convencionais devem ser feitos até 5 de julho, junto ao juiz eleitoral de cada município.

Para o cargo de vereador, cada partido pode registrar uma vez e meia o número de vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal. No caso de coligação, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher, independentemente do número de partidos que compõem a chapa.

Candidaturas

Em Malhador o atual prefeito Helan Araújo é candidato a reeleição e deve ter como concorrente o seu tio Dedé do Inhame.

Em Moita Bonita, teremos no domingo, dia 29, as convenções partidárias. O PDT, partido da prefeito Grasielle Costa irá realizar a convenção municipal para definir as candidaturas nas próximas eleições municipais. Pelo lado dos Democratas, devemos ter a candiatura de Edmilson Sindô, e na convenão de domingo, deve ser definida as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Em Frei Paulo, a tendência é que teremos o atual prefeito Aderbaldo Oliveira (PR) candidato a reeleição e seu sobrinho José Arinaldo Filho como vice. A convenção dos partidos situacionistas será dia 30, segunda-feira. Já pelo lado de oposição, os entendimentos entre Soares e a vereadora Ana Dantas, inclusive com o apoio do governador Marcelo Deda. A convenção do PDT e PPS será neste sábado, dia 28, e pelo andar da carruagem deve homologar a candidatura de Soares a prefeito e Ana Dantas como vice.

Em Carira com a intervenção no diretório municipal do PMDB a situação é uma incógnita, pois, Bosco foi até o governador para resolver o problema, caso não reverta a situação, Carira poderá ter candidatos estreantes na política (dois empresários) com o apoio de Bosco e José Augusto Dutra.

No município de Ribeirópolis a ex-prefeita Regina Passos (DEM) terá o próprio Filho Jorge como candidato a vice, no confronto com prefeita Uíta Barreto (PSB) ou o ex-deputado Bosco Costa (PDT). A convenção do PSB acontece neste domingo, dia 29.

Em Campo do Brito, o prefeito Main (PDT) disputará a reeleição tendo como vice o empresário Jose Jdovan Silveira (PDT), Jdovan Moveis. Teremos ainda a candidatura de Evairton candidato do PT e pelo lado do PSB teremos como candidato a prefeito o vereador Léo e como vice o ex-prefeito José Roque (Roquinho).

Em Macambira está confirmado o nome de Ricardo Souza como candidato a prefeito pelo PDT que deve enfrentar um nome do PT.

Em Itabaiana, o PMDB, o DEM, o PSDB, o PHS, O PRB  realizarão suas convenções nesta segunda-feira,30/06 na Associação Atlética para homologar os nomes do ex-prefeito Luciano Bispo, candidato a prefeito e a dentista Lourdes Machado como sua vice. No lado situacionista, os partidos PSB, PP, PDT, PSC, PR, PSL, Prona, PC do B, PT do B que dão sustentação a prefeita Maria Mendonça(PSB) deverá homologar sua candidatura a reeleição, nesta segunda-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores, durante suas convenções. Como candidata a vice em sua chapa deveremos ter a vereadora Edilene Barros(PSL, esposa de Zé Milton de Zé de Dona).