Fies social: caixa inicia aditamento contratual referente ao 1 semestre de 2024.
22/04/24 s 10:10 h


A CAIXA disponibilizou , desde o  dia 20 de abril, o calendário de aditamentos contratuais do primeiro semestre de 2024 contemplando as novas regras do FIES Social. O valor de financiamentos previstos para público do FIES Social para essas renovações contratuais é de R$ 224 milhões. Os estudantes podem realizar os aditamentos dos contratos pelo aplicativo FIES CAIXA ou pelo portal SifesWeb até o dia 31 de maio.

Os estudantes que são público-alvo do FIES Social poderão ter 100% de financiamento dos encargos educacionais cobrados pela Instituição de Ensino pagos pelo governo durante o período que estiver cursando sua graduação, condicionado à disponibilidade orçamentária do fundo e limitado aos tetos máximos legais permitidos para o financiamento estudantil.

A análise do público enquadrado no FIES Social é de gestão do Ministério da Educação (MEC), que encaminha à CAIXA a relação dos estudantes contemplados.

Conforme regra do FIES, os contratos entre os alunos e a CAIXA devem ser aditados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante.

O Ministério da Educação, por meio da Portaria MEC nº 167, lançou o FIES Social, novo regramento para o financiamento estudantil que beneficiará os estudantes cadastrados no Cadastro Único que tenham renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

 Aplicativo Fies CAIXA:

Além do aditamento contratual de renovação semestral, outros serviços podem ser realizados pelo Aplicativo Fies CAIXA:

  • Na opção "Meu Fies" é possível visualizar um resumo dos dados do contrato;
  • Na opção "Boleto" é possível visualizar e gerar os boletos das parcelas em aberto;
  • Na opção "Perfil", o cliente tem acesso aos seus dados cadastrados no FIES.

O download do aplicativo pode ser realizado nas plataformas Android e iOS.

Canais de Atendimento:

Dúvidas relativas à identificação do público-alvo e à concessão do FIES Social devem ser verificadas nos canais de atendimento do MEC:

Informações sobre o processo de aditamento de renovação, incluindo as condições do FIES Social poderão ser obtidas no site da CAIXA (link para o site) e na cartilha do estudante (link para a cartilha)

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA