O
atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 3 de
agosto.
O adiamento
está na Portaria Conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e
Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS), publicada dia (8), no Diário Oficial da União.
O
atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31
de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
Segundo o
ministério, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será
parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados
e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central
135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio
dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias
médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
“A reabertura
gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525
Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do
quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a
organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de
proteção individual e coletiva”, diz o ministério.
De acordo
com o ministério, as unidades que não reunirem as condições necessárias para
atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. O
INSS disponibilizará um painel eletrônico contendo informações sobre o
funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o
horário de funcionamento.
“Todas as
medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da
covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências
e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo
após a retomada do atendimento presencial”, garante o ministério.
Fonte: Agência Brasil