A Receita
Federal abriu consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda
Pessoa Física (IRPF) de 2020. Mais de 3,3 milhões contribuintes receberão R$
5,7 bilhões no lote de maior valor já registrado. O pagamento será dia 30 de junho.
Desse valor
total, R$ 3,977 bilhões são para contribuintes com direito a prioridade no
recebimento: 54.047 acima de 80 anos; 1.186.406 entre 60 e 79 anos; 89.068
pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e 937.234
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados
ainda mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a
declaração até o dia 4 de março.
O pagamento
será feito no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das
declarações do IRPJ/2020. Neste ano, os lotes foram reduzidos de sete para
cinco, com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O
primeiro lote foi pago em 29 de maio.
Para saber
se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da
Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é
possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados
identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as
inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração
retificadora.
A Receita
disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita
consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será
possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre
liberação das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física e a situação
cadastral de uma inscrição no CPF.
A
restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não
fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, por meio da internet,
mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou
diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor
não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer
agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do
telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para
agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer
banco.
Fonte: Agência Brasil