Resultado do Encceja será divulgado nesta sexta-feira, 6.
04/12/19 às 10:10 h


O resultado da edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será divulgado na próxima sexta-feira, 6, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo dessa prova é fornecer o diploma de Ensino Fundamental e Ensino Médio para pessoas que estão acima da idade regular de certificação desses níveis da Educação Básica. O exame aconteceu no dia 25 de agosto em todo o Brasil. Em Sergipe, 8.685 candidatos se inscreveram para o Ensino Fundamental, e 31.737 candidatos para o Ensino Médio, totalizando 40.422 candidatos inscritos, um aumento de 74% em relação ao ano passado.

De acordo com o coordenador da Divisão de Exames e Certificação (DIEX) da Seduc, professor Edson Aragão, a novidade neste ano é que o processo de requerimento de certificação foi descentralizado. “Devido ao quantitativo de alunos inscritos no Encceja, nós descentralizamos o processo de certificação. Então o aluno poderá solicitar o certificado de conclusão pelo Encceja ou a declaração de proficiência diretamente em qualquer escola da rede estadual que oferte o Ensino de Jovens e Adultos, ou na sede da Diretoria Regional de Educação mais próxima, além da própria Secretaria de Educação do Estado, do Esporte e da Cultura, na Divisão de Exames Supletivos, obedecendo aos horários de atendimento dessas instituições”, afirmou. Na Seduc, será das 7h às 13h.

Edson explica ainda que o resultado será divulgado no dia 6, mas os candidatos deverão ir aos locais pegar a certificação a partir da segunda-feira, 9, pois as instituições certificadoras precisam receber as planilhas com as notas. Os inscritos deverão levar os seguintes documentos: boletim com a nota do Encceja, cédula de identidade (RG), CPF, e preencher requerimento de solicitação de certificação ou atestado parcial.

No mês de novembro, a Divisão de Exames e Certificação (DIEX) e o Serviço de Ensino de Jovens e Adultos (Seja) da Seduc visitaram as Diretorias Regionais de Educação e a Diretoria de Educação de Aracaju, orientando técnicos e equipe gestora das escolas de EJA sobre o processo de certificação, com o objetivo de tornar mais prático o processo de solicitação de certificação.

Fonte: Ascom SEDUC