Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares em Sergipe.
25/03/19 às 11:11 h


Sergipe é um dos 15 estados que começaram a ter seus celulares irregulares bloqueados no último domingo, 24. Serão bloqueados os aparelhos que não tiverem o selo de certificação, colado atrás da bateria do aparelho, usado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para garantir a compatibilidade com as redes de telefonia no Brasil.

Os bloqueios já foram iniciados em São Paulo e Minas Gerias, nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe); e em quatro estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

A Anatel enviou 531 mil mensagens de aviso de desligamento a celulares irregulares. Até então, já foram bloqueados mais de 244 mil celulares em todo o país e o estado com mais celulares desligados é Goiás: 85,9 mil, conforme planilha da Anatel.

Além da segurança dos usuários, a Anatel afirma que o bloqueio reduz a quantidade de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho), que é único e global. Segundo a agência, “o celular sem certificação não passou pelos testes necessários” e “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”.

O bloqueio nesses estados é a última fase do cronograma do Projeto Celular Legal, iniciado em setembro.

Fonte: Com informações da Agência Brasil