Professores já podem se inscrever em programa de intercâmbio.
10/01/19 às 15:03 h


O programa de aperfeiçoamento para professores de Língua Inglesa está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para a Seleção Estadual, cujo resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro no site da Seduc, informando os quatro professores que irão continuar no Processo Seletivo para disputar na Seleção Nacional.

O Fulbright é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e oferece a oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento da língua inglesa, com duração de um semestre acadêmico, em uma universidade americana.

Os professores que participarem do programa irão estudar em uma universidade americana no período de janeiro a maio de 2020, e em três dias por semana, participarão de um estágio supervisionado, ministrando aulas para alunos em uma high school (escola de ensino médio americana).

Para se inscrever, os professores deverão preencher um formulário disponível no site do programa (https://oas.irex.org/fulbrightdai/) e enviar até o dia 20 de fevereiro para o e-mail da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), nadiamaria.cardoso@seed.se.gov.br. O formulário deverá conter também as informações sobre o projeto que o professor pretende desenvolver em sua comunidade, ao retornar para o Brasil após o curso de aperfeiçoamento.

Deverão enviar também um vídeo em inglês de até 30 segundos sobre a seguinte questão: “What the relevance of your inquiry project and what impacts it could bring to your community and home school?”.

Pré-requisitos

Para participar, o candidato deverá ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio regular em escola pública, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído; dispender de, no mínimo, 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula; ser licenciado em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura.

Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica ou profissional no exterior. O candidato deverá ter proficiência em inglês.

Segundo a técnica da Assessoria Internacional da Seduc e Coordenadora Estadual do Programa Fulbright DAI, Nádia Cardoso, será montada uma banca examinadora que selecionará, no dia 25 de fevereiro, os quatro melhores candidatos que irão participar da etapa nacional. A assessoria irá orientá-los sobre o preenchimento de toda a documentação online e enviará para a coordenação do programa.

Até 15 de abril, os candidatos deverão enviar o TOEFL Score Report, teste que avalia a capacidade de falar e entender a língua inglesa. De 22 a 26 de abril ocorrerão entrevistas por videoconferência ou telefone. No mês de maio será divulgado o resultado da seleção nacional; e em setembro, o resultado da seleção internacional.

Em dezembro os candidatos selecionados irão para Brasília (DF), onde passarão por uma orientação pré-partida e entrevista de visto. E em janeiro de 2020 partirão para os Estados Unidos.

Segundo a técnica da Assessoria Internacional da Seduc, Nádia Cardoso, é de grande valia a participação de professores da rede pública nesse programa de aperfeiçoamento. “Com esse curso eles retornarão para o Brasil com uma nova metodologia de trabalho para preparar os alunos da rede pública com condições de disputarem processos seletivos de intercâmbios escolares, o que, de fato, aumenta as oportunidades de nossos alunos realizarem sonhos, usando como ferramenta os conhecimentos adquiridos através da Seduc”, afirmou.

Professor participante do Fulbright

O professor José de Arimatea Diniz Fontes, que leciona Inglês no Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado, em Divina Pastora, foi um dos oito brasileiros selecionados para participar do Fulbright DAI 2018-2019. Ele chegou aos Estados Unidos em 3 de janeiro e ficará lá até o mês de maio deste ano.

“Espero muito angariar conhecimentos da cultura e da educação americana, ganhar experiência e trazer para cá tudo o que eu aprender, para compartilhar em minha escola. Através desse conhecimento poderei contribuir bastante para melhorar o ensino de Língua Inglesa”, disse, afirmando se sentir honrado em representar Sergipe e o Brasil nesse programa de intercâmbio.

Fonte: Seduc