Campanha de Multivacinação será aberta no dia 11.
04/09/17 às 11:11 h


A Campanha Nacional de Multivacinação, que tem este ano como público alvo crianças de zero a menor de 15 anos de idade, começará no próximo dia 11 e vai até 22 de setembro, e todas as unidades de saúde de Sergipe estarão disponibilizando mais de dez tipos de vacinas, entre elas as de hepatites A e B, BCG, varicela e a penta.

Segundo Sândala Teles, gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação.

“Serão ofertadas mais de dez tipos  de vacinas de rotina para o combate de várias doenças, a exemplo da meningite C, o tétano e as hepatites A e B e é muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem as doses.

É preciso atualizar a caderneta de vacinação para evitar que as crianças de zero a menor de 15 anos adoeçam”, alerta.

E o “Dia D” de mobilização da campanha será no dia 16 de setembro, em um sábado, e todas as unidades de saúde dos municípios ficarão abertas das 8h às 17h. “A procura pelas vacinas nas unidades de saúde não têm sido grande como deveria, em praticamente todos os municípios sergipanos e, por isso,  a campanha se torna ainda mais relevante.

A população precisa se conscientizar da importância das vacinas para a proteção das crianças e dos adolescentes e quem não puder ir a uma unidade durante a  semana, terá a oportunidade de ir no “Dia D”, que será em um sábado”, disse.

Adolescentes

Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Saúde (MS) incluiu os menores de 15 anos na Campanha de Multivacinação.

Sendo assim, os adolescentes que tem de 11 a 13 anos receberão a vacina contra a meningite C e, além disso, as meninas de nove a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos serão vacinados contra o HPV.

“É a primeira vez que o Ministério inclui esta faixa etária na Campanha de Multivacinação então, a população precisa ficar atenta a isso e levar os adolescentes para serem vacinados.

Não teremos meta, porque a campanha é de atualização de esquema vacinal, mas contamos com a conscientização e participação da sociedade”, conclui Sândala.

Fonte e foto: SES